Posso levar celular para a cabine de votação?

A cabina de votação é o lugar reservado em que o eleitor deve ter total sigilo e inviolabilidade para registrar seu voto na urna eletrônica.

Logomarca Eleições 2016

Para garantir o sigilo da votação, não é permitido ao eleitor, na cabina, o uso de celular (inclusive para tirar “selfie” do momento do voto). Igualmente vedadas são as máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer esse sigilo. A mesa receptora deve reter esses dispositivos enquanto o eleitor estiver votando.

Segundo o Ministro Admar Gonzaga: “No caso de desobediência ou que a utilização desse tipo de equipamento seja apenas percebida após o exercício do voto, o fato deverá ser registrado em ata, pelo presidente da Mesa Receptora, para fins de apuração da hipótese de crime ou outra espécie de ilícito, dentre os quais a corrupção eleitoral, que, além de igualmente constituir crime, pode determinar a cassação do mandato do eleito, caso se apure a participação direta ou indireta do eleito no ilícito”, destaca o ministro.

Lembrete

No momento de votar, o eleitor pode levar para a cabina uma “cola”, um lembrete, ou seja, um papel com os números de seus candidatos para que possa marcar na urna eletrônica.

colaparavotacao

 

1 Comment

  1. EU ACHO ESTE ASSUNTO! DE ESTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS ELEITORES
    VOU PASSAR A OUTRAS PESSOAS PARA QUE SAIBA OS DIREITOS DA
    CIDADANIA DO ELETRO.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*