Eleitores poderão fazer recadastramento biométrico no dia de votação de eleição suplementar em Itatinga

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) farão a coleta de impressões digitais dos eleitores de Itatinga, para futura identificação pela biometria, no mesmo dia da eleição dos novos prefeito e vice-prefeito do município, marcada para 2 de julho.

O TRE aproveitará a presença dos eleitores nos locais de votação, principalmente aqueles que moram nas áreas rurais, para fazer o cadastramento biométrico. Itatinga está em processo de revisão do eleitorado.

 

Programa de Identificação Biométrica do Eleitor

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores.

A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*